Terra
  
Brasil, sábado
Assine Clube Terra Central do Assinante Faça do Terra a sua home
> Diversão
 notícias por e-mail  fale conosco  rss   

 Sites relacionados
Almas Gêmeas
Conexão Disney
Cultura e Mercado
Fotolog
Fotosite
GLS Planet
Guia de Cidades
MTV
Mundo das Criança
Palavras Cruzadas
Portal Literal
Rádio Terra
Teatro Chik
Virtual Books

 Fale conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

 Boletim
Receba as novidades por email. Grátis!

Balanços que encantam gringo

Dono de uma voz rouca e firme, característica dos cantores de rock dos anos 60 e 70, Joel Justin fez um show para o público baiano em outubro

Com cinco discos á frente da banda americana Mad Ants, o cantor e guitarrista Joel Justin vai gravar CD solo, recheado de ritmos baianos

YORDAN BOSCO

"Na Bahia, não precisa pesquisar ritmos. Basta você estar nos lugares para conhecê-los e absorvê-los naturalmente. As manifestações musicais e rítmicas estão por toda a parte. Estão no jeito das pessoas dançar, falar e andar" . Essa afirmacão ilustra o encanto do cantor, compositor e guitarrista ameericano Joel Justin pelos sons baianos. Justin, líder da banda de rock Mad Ants, de Chicago, esteve pela primeira vez em Salvador há dois anos para fazer turismo. O entusiasmo foi tão grande que ele voltou agora em outubro, já apresentou um show (no Teatro Isba) e negociou a produção e gravação do seu primeiro CD solo, que tem entrada em estúdio agendada para março.

Dono de uma voz rouca e firme, bem característica dos cantores de rock dos anos 60 e 70, Joel Justin, que também é cineasta, pretende fazer um CD bem diferente do que ele próprio pudesse imaginar antes de conhecer a Bahia. Acrescentar às suas novas e suaves baladas acústicas sons do llê Aiyê, Olodum. Margareth Menezes, entre tantos outros, passou a representar mais do que um desafio para ele, quase uma necessidade. "Sei que tonho muitas coisas boas em termos de músicas e letras. Mas há tempos percebo que em meu trabalho existe uma lacuna ritmica. Essa é a oportunidade de preenchê-la", explica o cantor. O disco já tem um nome: 4/4. Segundo Justin, a escolha é uma alusão aos ritmos que pretende empregar no trabalho.

Embora as bases e as influências sejam as mesmas, entre o som solo e acústico do cantor e o encontrado nos cinco discos da Mad Ants, também existe uma certa distância. A banda traz claras influências do som pesado e melódico de grupos como Led Zepplin, Rush, Deep Purple, Black Sabbath. Já o som acústico traz a voz de Justin acompanhada de uma guitarra seca, muito mais para James Taylor e Neil Young. Em ambos os trabalhos, suas qualidades vocais são pontos fundamentais.

Apesar das novidades percussivas da Bahia, as bases de 4/4 será a mesma do show The Bitter and Sweet Show (O amargo e doce Show), que Joel Justin vem apresentando nos EUA e trouxe para o palco do Teatro do Isba. Esse trabalho, o qual o americano tem cerca de 60 composições, vem sendo desenvolvido a cerca de dois anos, quando decidiu fazer algo paraleleo ao Mad Ants, fundado em 1986. O show foi bastante elogiado em Salvador. Prova disso é que logo depois recebeu o convite de Margareth Menezes para um dueto no show de entrega de prêmio do Troféu Caymmi, no TCA, no final de outubro.

Morando atualmente entre Los Angeles, Hollywood e Chicago, Justin divide suas atividades entre shows e gravações da Mad Ants, produções cinematográficas, criação de trilhas sonoras para cinema e composições. Seu mais novo desafio é a produção de uma ou mais trilha para o filme Big Fish, a nova produção do famoso diretor Tim Burton (o mesmo de Batman e Eduardo Mãos de Tesoura). Justin segue para Hollywood a fim de apresentar 29 musicas a Buron, que escolherá uma ou duas.

Outro projeto que Joel Justin pretende concluir nos EUA até março é um documentário que produz sobre a história do Roller Derby, um tradicional esporte americano de patinação, no qual seus pais foram famosos praticantes. A depender do sucesso de 4/4, que provavelmente terá produção de Alexandre Lins, o mesmo produtor de Ivete Sangalo, Justin pretende fazer uns shows por aqui com a Mad Ants no futuro.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade