He was born at sunrise as Joel Justin Nygra…

Joel Justin Nygra nasceu no despertar do sol na cidade de Portage, Indiana. Na extremidade do lago Michigan, perto de Chicago, Estados Unidos.

Seus pais, estrelas de Roller Derby (corrida sobre patins), viajaram o mundo e tinham muitos fãs. Havia uma montanha de artigos escritos sobre eles escondida em um baú no sótão em cima da garagem... Joel queria tudo isso e mais!

Quando tinha doze ou treze anos, a sua própria mágica começou a acontecer: Quando ouviu pela primeira vez a música da banda Turtles ‘So Happy Together’, no aparelho de som da sua irmã, ele percebeu que poderia fazer música ao invés de bagunça. (Ainda é dele o recorde de “castigos por ano” na escola católica em que estudou). Com uma guitarra emprestada do seu vizinho, compôs a sua primeira canção, ‘Wet Smoke’.

Joel estava tão inspirado que trabalhou seis meses limpando mesas de restaurante e comprou sua primeira guitarra e amplificador. Seu pai não gostou nem um pouco, muito menos seus vizinhos, que passaram a ter que agüentar os ensaios diários, quando o amplificador era colocado para fora da janela para “todo o Mundo escutar”. A polícia era chamada quase todos os dias. Logo, conseguiu convencer seu melhor amigo a aprender a tocar baixo e com o seu vizinho, ex-guitarrista, tocando bateria, formou a banda ‘Ruth Baxter’... Um trio rápido, pesado e barulhento.

Mesmo sendo ainda bastante jovem, Joel já recebia pedidos de demos das gravadoras. A mídia começou a fazer histórias sobre o grupo, e emissoras de TV os levaram para Indianópolis pra se apresentar ao vivo. A esta altura, Joel não afinava sua guitarra pelo método tradicional, ele utilizava um método de afinação, que ele mesmo havia criado.
Depois de três anos liderando a banda Ruth Baxter, Joel tentou ir para a Califórnia pela primeira vez, mas tudo que poderia dar errado, deu errado. Depois de seis semanas desta aventura-fiasco Joel voltou para Portage, onde passou os dois anos seguintes cantando e praticando exaustivamente suas músicas e aprendendo também a arte da gravação. Neste período ele compôs mais de 70 músicas. Depois disso, mudou-se com John Muller, baterista da Ruth Baxter, para a cidade de Saugatuck em Michigan, onde os pais de Muller tinham um pequeno resort. Fizeram um acordo com um fabricante de barcos local que lhes cedeu um armazém para gravar. Em troca, tiveram que cuidar e “entreter” 100 crianças extremamente bagunceiras e barulhentas nas noites de sexta-feira... enquanto seus pais saíam para se divertir. Durante esse período Joel lançou seu primeiro “single’ pela gravadora Inner Ear Records, pelo nome de Justin Tyyme.

Quando voltou para Portage, uma nova namorada o inspirou a compor o seu primeiro LP, originalmente chamado de “Rockin´ in the Cradle”. Um belo dia, andando pela sua cidade, Joel se deparou com um novo prédio sendo construído com uma enorme faixa escrita “Planned Parenthood” e decidiu que esse seria um ótimo título para o seu álbum. Com um novo projeto gráfico, seu primeiro álbum foi lançado pela gravadora Authentic Records, pelo nome de Joel Justin. Com o aumento das vendas, apresentações e visibilidade na mídia, ele acabou sendo processado em US$300.000,00 pela organização “Planned Parenthood” e o CD foi recolhido das lojas e rádios em todo o país.

Pouco depois ele relançou o álbum com o novo título de “There I was”, formou a banda Mad Ants e começou a realizar turnês. A banda criou grande notoriedade na região de Chicago. Joel construiu um estúdio na sua casa e a musicalidade da banda se desenvolveu rapidamente. Lançaram mais três CDs: “Demo*Lition”, “Released” e “Hey, Who Paid the Rent?”, que até hoje é licenciado para trilha sonora de filmes.

A banda Mad Ants fez muitos shows, o que lhe rendeu uma grande quantidade de admiradores. A mídia elogiava entusiasticamente sua energia no palco e seu poderoso som ao vivo. Após o sucesso do “Hey, Who Paid The Rent?”, eles lançaram o álbum “Jules White” dedicado ao legendário produtor de “Three Stooges” (Os Três Patetas), que foi gravado utilizando todo o potencial dos velhos e valiosos amplificadores, guitarras e bateria do seu próprio estúdio. Com uma formação diferente da original, ainda gravaram outro álbum chamado “TENLOUDLOVESONGS” que nunca foi lançado, mas pode ser escutado no site www.MadAnts.com .

Nesse mesmo período, Joel produziu e gravou outros artistas no seu estúdio, desde de rock, heavy metal, rap até gospel e criou uma gravadora independente que lançou algumas das mais promissoras bandas do Centro-Oeste americano. Enquanto a banda Mad Ants estava recarregando as energias, Joel nunca recusava um convite para se apresentar ao vivo. Ele costumava pôr o pé na estrada se apresentando como guitarrista ou cantor substituto de bandas conhecidas.

Atualmente, Joel Justin está vivendo em Salvador, Bahia, concluindo seu novo trabalho, um álbum de 13 músicas intitulado de “4/4”. Neste CD ele mistura o seu novo som pop/rock com os ritmos da Bahia. Ele está também fazendo um documentário sobre toda sua passagem pelo Brasil, que irá mostrar suas performances com alguns dos principais artistas brasileiros.

Joel Justin’s Discography:

The Mad AntsInternational Anthem
Joel Justin4/4
The Mad AntsThe Best Of
Joel JustinPajama Factory
The Mad AntsTENLOUDLOVESONGS
The Mad AntsJules White
The Mad AntsHey, Who Paid the Rent?
Cream Puff DisasterPeace the World Together
The Mad AntsReleased
The Mad AntsDemolition
Joel JustinThere I was
Joel JustinMusic-For-Movies Volume 1
Joel JustinMusic-For-Movies Volume 2
Joel JustinMusic-For-Movies Volume 3
Joel JustinMusic-For-Movies Volume 4

E-mail: Joel@JoelJustin.com

Para mais informações, contatar:

Scott Ferreira(71) 9144-9727
Rafael Grimaldi(71) 9105-9264
Joel Justin(71) 8822.6972
Bernardo Souza(71) 9947-7368 / 261-8427